Missão
O Observatório da Deficiência e Direitos Humanos (ODDH) visa acompanhar a implementação de políticas para a deficiência em Portugal e nos países de língua oficial portuguesa, assim como promover processos participados de monitorização e de desenvolvimento dos direitos humanos das pessoas com deficiência.
Eixos de Intervenção
A atividade do ODDH incide em quatro eixos:
Informação: disseminação dos resultados de investigação desenvolvida no ISCSP sobre a temática da deficiência e direitos humanos, bem como organização e divulgação de recursos externos de interesse nesta área.
Formação: organização de workshops, seminários, conferências, colóquios ou outras ações de capacitação destinadas a pessoas com deficiência e às suas organizações, a profissionais do setor, investigadores e outros atores interessados.
Investigação: apoio ao desenvolvimento científico no domínio da deficiência e direitos humanos, a partir da dinamização de parcerias entre instituições de ensino superior (a nível nacional e internacional) e o movimento associativo, assim como da articulação com redes internacionais.
Intervenção Social e Policy Advice: testagem e implementação de ferramentas participativas, em articulação com as organizações da deficiência, de modo a contribuir para a fundamentação, desenho, avaliação e inovação de políticas públicas com impacto na vida das pessoas com deficiência.