No âmbito do estudo “Professores com Deficiência em Portugal: Caracterização, Representações e Práticas”, apoiado pelo Ministério da Educação e autorizado pela DGE, o ODDH/ISCSP está a solicitar a colaboração das Direções dos Agrupamentos / Escolas não agrupadas do Continente, Açores e Madeira, assim como dos docentes com deficiência no preenchimento de um questionário online.
O Conselho da Europa adotou recentemente uma nova Estratégia para a Deficiência (2017-2023) que define 5 áreas prioritárias: Igualdade e não discriminação, Sensibilização, Acessibilidade, Reconhecimento igual perante a lei e Proteção contra a exploração, violência e abuso. Estas correspondem aos artigos 5.º, 8.º, 9.º, 12.º e 16.º da Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.
No âmbito do processo de discussão pública sobre o “Modelo de Apoio à Vida Independente - Assistência Pessoal”, a decorrer até dia 24 de março de 2017, o Observatório da Deficiência e Direitos Humanos (ODDH) elaborou um documento com contributos / sugestões já submetido ao INR, I.P. (disponível no link abaixo indicado).
Irá decorrer nos dias 6 e 7 de Julho de 2017, em Lausanne, na Suiça, a VI Conferência Anual da ALTER – Sociedade Europeia para os Estudos da Deficiência, intitulada Disability, Recognition and “Community living” - Diversity of practises and plurality of values.
Para assinalar o 10º aniversário da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, adotada pela ONU a 13 de dezembro de 2006, o Observatório da Deficiência e Direitos Humanos (ODDH) realiza, nos dias 12 e 13 de dezembro, um Simpósio Comemorativo dos 10 anos da Convenção da Deficiência, no ISCSP-ULisboa (Sala Lisboa).